Gato🐱

O gato (Felis silvestris catus), é um mamífero carnívoro da família dos felídeos e é muito popular como animal de estimação.
O gato doméstico pode viver entre 15 a 20 anos.
Como tem uma personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lugares e agrada a pessoas dos mais variados estilos de vida.
Vou mostrar-vos alguns cuidados a ter com os gatos🐈
Cuidados:
-Gravidez:

A gestação dura aproximadamente de 63 a 65 dias e pode gerar 1-8 filhotes.
Os recém-nascidos devem manter-se com a mãe por pelo menos 60 dias.
-Comunicação:
A comunicação felina é a maneira de os gatos se expressarem.
Eles tem duas formas de comunicação: através de instintos naturais e comportamentos.
Os felinos têm a capacidade de imitar tons de voz e em, alguns casos, pode parecer que pronunciam palavras. Também, graças à quantidade de músculos que possuem no rosto, chegam a ser muito expressivos.
Por exemplo, pela posição das orelhas e dos bigodes, percebemos o estado de humor do gato.
Os gatos também tem outra expressão que dá-se o nome de Reflexo de Flehmen, que fazem quando sentem um cheiro que lhes dá prazer.


O Ronronar

Quando o gato ronrona mostra o seu estado de bem-estar e de grande satisfação. Mas, por outro lado, não ronronam unicamente só para isso.
Por exemplo, os animais doentes também ronronam, a mãe gata ronrona para favorecer a lactação e para que os filhotes a reconheçam, já que estes também respondem ronronando.
-Limpeza:

Existem gatos de pelo comprido e gatos de pelo curto. Os de pelo curto são praticamente auto-suficientes, mas o de pelo comprido necessitam de vários cuidados.
Os gatos de pelo comprido devem ser escovados duas vezes por dia com uma escova de cerdas duras e de dentes metálicos, para evitar a formação de nós; quanto aos gatos de pelo curto o pelo é menos exigente, escovando uma a duas vezes por semana, com uma escova de cerdas naturais suaves.
Para além da escovagem os gatos necessitam de outros cuidados de limpeza, como por exemplo a limpeza do nariz, orelhas e unhas.
-Alimentação:
Para os gatos, uma dieta bem equilibrada é básica para o seu desenvolvimento e crescimento. As necessidades nutritivas variam segundo a idade e condições do animal.
Não se deve alimentar os gatos com as sobras da comida que fazemos para nós porque não terão as vitaminas nem os aminoácidos necessários para a sua dieta.
A consistência da comida para os gatos deve ser fundamentalmente seca.
Em relação às comidas de lata, não devemos despreocupar-nos pois nem todas contêm os mesmos ingredientes que estão na composição. Há que ter em conta que os gatos são animais carnívoros e a ideia de só gostarem de peixe e não de carne não tem nenhum fundamento.
Tal como os humanos, as vitaminas são essenciais para uma boa dieta destes felinos, para os gatos em especial as que estão presentes em alimentos de origem animal são melhores pois absorvem mais facilmente.
A vitamina A, presente no fígado é boa para a pele e para a visão. A vitamina B, ajuda na assimilação das proteínas.
-Saúde:
O gato quando está saudável apresenta o pêlo bonito e brilhante, os olhos límpidos, nariz quase seco, lava regularmente com a língua todas as partes do corpo, tem uma forma de andar desenvolta, ronrona na altura certa e quando é acariciado não se chateia.
Quando o gato apresenta um comportamento estranho e diferente, alguma coisa está mal e necessita de ir ao veterinário.
Algumas doenças que os gatos podem ter são: leucemia felina, peritonite infecciosa felina, panleucopenia felina, etc.

Existem imensas raças de gatos, sendo algumas delas:
-Persa, Gato de pêlo curto inglês, Maine Coon, Siamês, Gato de pêlo curto americano, Ragdoll, Sphynx, Gato-de-bengala, Gato abissínio, Scottish Fold, Sagrado da Birmânia, Exótico, etc.
Por fim, vou mostrar-vos algumas das minhas raças preferidas...😁
Scottish Fold, Persa, Exótico, Bosques da Noruega...
Para uma curiosidade sobre os gatos, vejam este site:
https://www.jw.org/finder?wtlocale=TPO&docid=502200106&srcid=share