Ao Virar da Página

Quando era pequenino gostava muito de livros. À medida que fui crescendo sinto que o hábito de leitura foi ficando um pouco mais perdido no meio de outras atividades. Por isso, vou partilhar aqui as minhas leituras e aprendizagens que delas decorrerem porque acredito que ler um livro sempre nos acrescenta algo.

Aqui vão poder encontrar reflexões sobre vários tipos de leitura porque, na verdade, estou a ler diferentes géneros, tanto obras fictícias como reais. 


"A Enciclopédia do Cão"

Eu gosto especialmente desta enciclopédia pois fala sobre a história e as raízes do cão, como se expandiu pelo mundo, características físicas e temperamentais e os cuidados a ter.

Para mim, não é só um livro de pesquisa, mas sim de leitura, porque eu gosto muito de animais em geral e de cães em particular.

A minha parte favorita do livro é a que mostra como eles se comportam com os outros animais, com crianças, se podem viver em ambiente urbano, se são bons cães de guarda, etc.

Se pudesse mudar alguma coisa nesta enciclopédia fazia o seguinte: tornava-a mais interativa. Podia haver algum site em que pudéssemos explicar quais as características do nosso quotidiano (se vivemos num apartamento, se temos muito ou pouco espaço, se necessitamos de um cão de guarda...) e nos ajudasse a chegar a algumas raças com as quais fossemos compatíveis para cuidarmos melhor, dentro das nossas capacidades.

Boas leituras!

"Greve de Silêncio"

O livro intitulado "Greve de Silêncio" é escrito por uma jovem de 15 anos e fala sobre os seus "pensamentos soltos". Ela demonstra as suas críticas, alegrias, tristezas e dúvidas, relatando situações e histórias vistas do seu ponto de vista. 

Cada capítulo fala sobre um tema diferente e não estão ligados uns aos outros. Cada história vai desde o comportamento infantil à forma dos pais lidarem com os filhos, desde pesadelos a aspirações de infância.

Particularmente um dos capítulos que mais gostei foi o que descrevia o medo da autora de gatos e como isso afetava os seus sonhos/pesadelos.

Boas leituras para todos! 

Fiz uma entrevista à autora deste livro e vou mostrar-vos algumas perguntas que lhe fiz.

-Que idade tinha quando começou a escrever e o que é que escrevia?

"Eu sempre gostei de escrever histórias, poemas, mas mais oficialmente com livro editado aos 15 anos."

-O que a motivou a começar a escrever?

"Principalmente gostar muito de ler, gostar de inventar histórias e gostar de passar tempo a escrever."

-Que tipo de livros gosta de ler?

"Gosto de ler romances, diários e livros que foram transformados em filmes. Geralmente gosto de ler o livro e ver o filme e comparar o que imaginava enquanto lia o livro."

-Sobre o que gostaria de escrever a seguir?

"Gostava de escrever um romance histórico"

"O Jardim da Esperança"

Esta história passa-se durante o período da Segunda Guerra Mundial, em Varsóvia. Relata a história de uma família que arrisca a sua vida para salvar centenas de judeus. Eles alojam todos esses judeus no seu zoo para salva-los do terror nazi.
O que me motivou a ler este livro foi ter visto o filme que foi inspirado nele.

 Por ter gostado muito do filme, estava com muita expectativa de ler o livro. Por um lado, a história correspondeu ao que vi no filme, o que foi muito bom; por outro lado, achei o livro muito descritivo, o que fez com que eu perdesse um bocadinho o interesse, a certa altura.

De qualquer forma, recomendo este livro pela sua profunda lição de coragem e compaixão.


Boas leituras!

"Maze Runner- Correr Ou Morrer"

Este livro relata a história de um rapaz chamado Thomas que de um dia para o outro foi parar a um lugar desconhecido, um labirinto. Thomas não está sozinho, estão lá mais rapazes que também foram lá parar. No meio do labirinto há uma clareira, que é onde os rapazes vivem. O labirinto é um lugar gigante cheio de portas e quase impossível de escapar. Ele foi feito por cientistas que prometeram achar uma cura para a destruição que o Sol causou no mundo. Tudo começou a mudar quando pela primeira vez naquele labirinto aparece uma rapariga, Teresa, que traz um bilhete a dizer que tudo ia mudar e que ela era a última a ser levada para aquele labirinto. Preocupados com aquela situação, Thomas juntamente com Minho, tentam encontrar uma saída o mais rápido possível, antes que algo de errado aconteça.

O que me motivou a ler este livro, foi ter visto o filme que gostei muito. Existem 3 filmes do Maze Runner, uma trilogia, e este livro é referente ao primeiro filme.

Este livro correspondeu ao que vi no filme, com algumas diferenças, o que me fez gostar ainda mais de o ler. Eu gostei bastante deste livro e recomendo a sua leitura, bem como a visualização dos filmes.


Boas leituras! 

"Viagem ao Passado"

O livro fala sobre Will e a sua família, a família Robinson. A Terra tornou-se um planeta inabitável e as pessoas tiveram de ir viver no espaço. Eles estão a 30 anos no futuro. Um dia a nave deles é atacada e ficam presos num planeta desconhecido e alienígena. Um dia, Will descobre um portal que permite que ele regresse à Terra, a uma altura em que ele ainda lá vivia. Ele tem 2 irmãs, e uma delas, atravessa o portal e põe em risco a segurança de todos, e a própria existência do grupo. Will tem de conseguir corrigir os erros do passado para poder salvar a sua família.

 
Este livro é inspirado numa série que gosto muito da NETFLIX, "Perdidos no Espaço".
Como gostei muito da série, quis ver se o livro era tão bom como ela. O livro é diferente da série, mas isso também o torna especial. Pessoalmente, gostei mais da série do que do livro.
Na minha opinião, não mudava nada no livro e recomendo a sua leitura para quem gosta de ficção científica, e que gostou da série. Eu avaliei o livro em 4,5 estrelas.

 
Boas leituras! 

"Fala-me De Um Dia Perfeito"

Violet é um rapariga triste com a morte da irmã e que quer fugir de tudo.
Finch é um rapaz estranho, obcecado com a própria morte e com uma depressão profunda.
Com o passar do tempo, eles vão-se conhecendo. Violet começa a viver os dias e Finch consegue ser ele mesmo. Á medida que Violet vai-se abrindo para Finch, ele vai-se fechando.

 
Para mim, este é o meu livro favorito. A escritora conseguiu transmitir que a vida pode ser difícil, estranha, dura, mas, ao mesmo tempo, bonita e frágil. A Violet aprende a viver, por causa de Finch, que quer morrer.
Recomendo muito este livro a toda a gente. Também recomendo o filme inspirado no livro. Ambos são incríveis, não dá para escolher o melhor. Não mudava nada neste livro. Avaliei este livro em 5 estrelas.


Boas leituras!

"A Distância Entre Nós"

Stella é uma rapariga que gosta de ter tudo sobre controlo. Will é uma rapaz que está farto de hospitais e de tratamentos novos. Ambos sofrem de fibrose quística, uma doença incurável que afeta os pulmões. Tem de estar a um metro e oitenta afastados um do outro. De início não se dão muito bem, mas com o passar do tempo, vai nascendo uma boa amizade entre eles.

 
Recomendo muito a leitura deste livro. É um dos meus favoritos. Existe um filme inspirado no livro que também é muito bom. Há uma diferença entre ambos: no final do livro mostra o que aconteceu uns tempos depois, enquanto que no filme essa parte não é mostrada.
É um ótimo livro para amantes de romances e para quem quer saber mais sobre a doença da qual os personagens principais sofrem, a fibrose quística. Avaliei este livro com 5 estrelas.


Boas leituras! 

"Rainha Vermelha"

Mare vive num mundo em as pessoas dividem-se pelo seu sangue: os plebeus que tem sangue Vermelho e os reis e com superpoderes que tem sangue Prateado. Mare tem sangue Vermelho, e para sobreviver rouba. Um dia, ela descobre que tem capacidades que só os Prateados podem ter, mas ao mesmo tempo, tem sangue Vermelho. O rei força-a a passar-se por princesa e a casar-se com um dos seus filhos. Com o passar do tempo, vai descobrindo coisas sobre os Prateados e, em simultâneo, junta-se à Guarda Escarlate (rebelião de Vermelhos), que quer atacar os Prateados.


Eu queria começar a ler fantasia, mas tinha receio de não gostar, mas este livro superou as minhas expectativas e gostei muito de o ler. Ele é o primeiro de um saga de 5 livros. Recomendo a sua leitura para pessoas que querem começar a ler fantasia, como eu, e para quem já gosta de fantasia, porque é um livro muito interessante. Mesmo tendo capítulos grandes, a escrita é fluída e não é cansativa. Não mudava nada neste livro e avaliei-o com 5 estrelas.

 
Boas leituras!

"O Código da Estrada"

O livro tem o objetivo de auxiliar os novos condutores na preparação do exame teórico do código da estrada.

Este livro satisfez os requisitos para o qual o comprei e recomendo para quem deseja tirar a carta de condução.

 
Boas leituras! 

"Bíblia"

A Bíblia é o livro de maior circulação da história e foi escrita ao longo de 1600 anos. Notavelmente, os 40 homens que a produziram não reivindicaram para si a autoria da Bíblia. Um dos escritores registou: "Toda a Escritura é inspirada por Deus" (2 Timóteo 3:16). A Bíblia tem um tema geral: a vindicação do direito de Deus governar a humanidade através do seu Reino. Este tema é recorrente desde Génesis até Apocalipse.

 
Eu recomendo sem dúvida a leitura deste livro, seja uma pessoa religiosa ou não. A sua mensagem é fonte de consolo e esperança e os seus conselhos são práticos para vida diária. Foi o melhor livro que já li.

 
Boas leituras! 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora